Monthly Archives

março 2019

Estar Presente

By | Para Meditar | No Comments

ESTAR PRESENTE  num mundo tão atarefado onde caminhamos  sempre para próxima tarefa significa, a princípio, um esforço e uma disciplina até que se instale uma certa qualidade de Ser.

Conforme começamos, no exercício da memória do estar presente, naturalmente acionamos dentro de nós um sensor avaliativo daquilo que preciso, quero, devo fazer ou nos perguntamos: “Será realmente necessário fazer isso?”. “Para quê serve?”. “Para quem serve?”. Perguntas reflexivas que podem desconstruir o modelito do fazedor e daquela máquina de comportamentos, que funciona e funciona, que damos o nome de condicionamento.

Estar presente não é um estado dado, é antes uma audição de vozes que falam dentro de nós dizendo o quê e como fazer.  Ouvindo essas vozes podemos decidir se nos empenhamos ou não nessas tarefas que pela natureza da velocidade (compulsão) nos afasta do nosso Ser que é nosso maior patrimônio de presença e sabedoria que habita dentro de nós.

Nosso Ser é nossa natureza mais íntima que se manifesta muitas vezes de forma tímida como um súbito momento de bem estar.

Estar presente é uma espécie de porta, mapa para nos misturarmos com nosso Ser e com isso viver e criar ambientes mais harmônicos.

Estar Preparado

By | Para Meditar | No Comments

A vida foi me mostrando que eu estava me preparando a cada momento. Nunca foi muito fácil, mas não acho que é para ninguém.

Minha prontidão começou mesmo aos 14 anos quando todo modelo de segurança que vivia se desconstruir com o acidente de meu pai.  Fiquei sem ele e tendo que enfrentar coisas que para a minha idade eram fortes demais.  E eu me dizia: “Como fazer isso?” “Como lidar com tantas responsabilidades que nem sei por onde começar?” Foi então que aquela vozinha entrou na minha cabeça :”Você tem que estar preparada para a vida!!!” Muito confuso isso.  Mas eu acreditei nessa voz e procurei ajuda em livros, faculdade, terapias e amigos que me sustentaram a curiosidade de saber como me preparar.

Todos eles me ajudaram muito e assim fui crescendo exteriormente e interiormente me preparando.  Todo dia me preparo.  Acordo pela manhã agradeço ao universo todas as coisas boa que recebo.  Mas o que sempre peço e trabalho é para não perder meu contato profundo com meu Ser.  Essa substância refinada que é a amálgama entre meus sentimentos e todas as informações que recebo e que se transforma em algo de sublime valor – conhecimento.

Sempre procuramos o conhecimento mas quando esse fator de ligação não está envolvido a alquimia não acontece.

Foi isso que fui descobrindo quando fui me preparando.  Mas o mais notável foi o que ouvir de Arif Ali Shah quando disse que: ” a  única coisa que precisamos estar preparados é para não estarmos preparados”. Carrego essa joia comigo hoje.